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Velocidade Química

A velocidade de uma reaÃÃo quÃmica depende de numerosos fatores, como, por exemplo, das concentraÃÃes dos reagentes, da temperatura, de catalisadores etc. Os catalisadores apresentam grande importÃncia na indÃstria quÃmica, pois possibilitam ou aceleram certas reaÃÃes quÃmicas.

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Solubilidade do Alcoois

JÃ houve Ãpoca em que era grande negÃcio ter dois carros movidos por diferentes combustÃveis â Ãlcool, gasolina ou gÃs. Hoje, muitos automÃveis, principalmente tÃxis, usam como propelente o gÃs natural veicular (GNV), com a dupla vantagem de nÃo poluir e ser bastante econÃmico.

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ATIVIDADE ENZIMÁTICA DE SUCOS DE FRUTAS E EXTRATOS VEGETAIS NA DEGRADAÇÃO DE GELATINA

Nessa atividade serÃo realizados testes enzimÃticos com extrato de abacaxi na degradaÃÃo da gelatina, o que demonstra a presenÃa de proteases, proporcionando uma discussÃo sobre a importÃncia das frutas no processo digestivo.

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Bio...Química

Este trabalho abrange uma breve historico da BioQuÃmica em seguida a organizaÃÃo, padrÃo e diferenciaÃÃo celular, Ãgua, Ãcido e base, tampÃes, diferenÃas entre ÂGL e INPM, sais, processos, micromolÃculas e macromolÃculas. O professor reponsÃvel pela disciplina à Huita do Couto Matozo que desde 2006 leciona no curso de TÃcnico em QuÃmica da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de JoÃo Monlevade MG.

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Práticas de Bio...Química

Este trabalho foi desenvolvido visando o aprimoramento da quÃmica biologica atravÃs de informaÃÃes sobre temas bioquÃmicos para aguÃar a curiosidade e leitores atravÃs de prÃtica de fÃcil execuÃÃo. O professor responsÃvel pela disciplina à Huita do Couto matozo que leciona na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro de JoÃo Monlevade MG.

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Guia de Laboratório de Bioquímica

Esse Guia de LaboratÃrio de BioquÃmica fornece informaÃÃes bÃsicas para aulas de laboratÃrio de BioquÃmica, abordando condutas de uso do laboratÃrio, diretrizes para confecÃÃo de relatÃrio e alguns conceitos bÃsicos sobre algumas tÃcnicas bioquÃmicas.

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Roteiro de campo: Representações da realidade

Esta proposta apresenta uma sequÃncia de 3 atividades, relacionadas com o uso de representaÃÃes do ambiente, num contexto geobiocientÃfico para compreender de melhor forma o local, assim como refletir as diferentes representaÃÃes (foto, mapa, imagem de satÃlite). Consiste em uma atividade prÃ-campo, uma atividade de campo e outra pÃs campo. Apesar de ser direcionada para um local especÃfico na regiÃo de Campinas-SP, poderà ser utilizada como base para criaÃÃo de outras atividades que tenham objetivos convergentes.

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Extraindo a clorofila

As clorofilas sÃo os pigmentos que dÃo a cor verde Ãs plantas elas nÃo sÃo solÃveis em Ãgua e sÃo mais instÃveis em pH Ãcido, portanto podem ser extraÃdas usando um solvente orgÃnico como a acetona ou o metanol, e separadas atravÃs de cromatografia em papel. A separaÃÃo à possÃvel dada à diferenÃa no nÃmero de grupos polares entre as clorofilas a e b: A fÃrmula molecular da clorofila a à C55H72N4O5Mg, e a da clorofila b C55H70N4O6Mg

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Tratamento da água em pequena escala

As Ãguas captadas nos mananciais se tornam potÃvel passando por processos que destroem microorganismos potenciais causadores de doenÃas, retiram sedimentos em suspensÃo e controlam o aspecto e o gosto. As principais operaÃÃes consistem em decantaÃÃo, coagulaÃÃo, floculaÃÃo, filtraÃÃo e desinfecÃÃo. A ordem das etapas e os reagentes empregados podem variar, dependendo das caracterÃsticas iniciais da Ãgua, volume e da finalidade do tratamento. Esse processo pode ser efetuado em pequena escala, proporcionando ao aluno interaÃÃo entre teoria e prÃtica.

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Integrando vegetação e solo: exercitando as conexões

A integraÃÃo entre conhecimentos de solo e vegetaÃÃo à importante para compressÃo dos Biomas e as relaÃÃes ecolÃgicas existentes nestes. Tendo em vista a dificuldade no ensino integrado destas temÃticas, propÃe-se um exercÃcio prÃtico de anÃlise que coloca aos alunos questÃes e dados reais sobre alguns pontos da regiÃo da microbacia do RibeirÃo das Anhumas, em Campinas-SP. A microbacia possui diversos tipos de vegetaÃÃo e solos, possibilitando este estudo integrado, abordando uma realidade local para os alunos. Apesar da especificidade local do exercÃcio, este poderà sugerir ideias de exercÃcios que poderÃo ser feitos em localidades distintas. Espera-se que o exercÃci...

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IDENTIFICANDO PROTEÍNAS COM O REATIVO BIURETO

Apresenta-se um plano de aula que pode ser aplicado tanto à alunos do Ensino Superior quanto à alunos de Ensino MÃdio. Trata-se de uma atividade prÃtica envolvendo a determinaÃÃo de proteÃnas utilizando o reativo biureto. à uma atividade interessante pois faz com que o aluno descubra a finalidade do reativo em questÃo, utilizando-o posteriormente para novas descobertas, o que faz com que o aluno pense, ao invÃs de seguir um

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LudoKrebs: aprendendo bioquímica de um modo divertido

Este à um jogo de tabuleiro focando o metabolismo energÃtico. De forma lÃdica e interativa os estudantes podem aprender sobre a produÃÃo do ATP nas cÃlulas. Objetivos educacionais: Compreender os principais conceitos relacionados ao metabolismo: simultaneidade e dependÃncia; aÃÃo das enzimas; regulaÃÃo e integraÃÃo. Compreender o processo de geraÃÃo de ATP, por meio da via glicolÃtica, Ciclo de Krebs (Ciclo do Ãcido CÃtrico) e da Cadeia de Transportes de ElÃtrons.

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Bioquímica Experimental: Proposta para o ensino de Açúcares Redutores

Apresenta-se um mÃdulo didÃtico para o ensino de aÃÃcares no Ensino Superior, utilizando aÃÃcares simples, o reagente de Benedict e a Glicose Oxidase. Relatamos tambÃm nossa experiÃncia na aplicaÃÃo de tais mÃdulos Ãs turmas de Licenciatura em QuÃmica e CiÃncias BiolÃgicas da Universidade Federal de Santa Maria durante a disciplina de BioquÃmica Experimental.

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Organização e Composição Molecular do Estrato Córneo

A maior barreira para penetraÃÃo de matÃria atravÃs da pele à fornecida pela Ãltima camada da epiderme, o estrato cÃrneo (EC). As principais funÃÃes do EC sÃo: controlar a perda de Ãgua transpidermal, bem como a permeaÃÃo de substÃncias em ambas as direÃÃes da pele, impedir a entrada de microorganismos, filtrar a radiaÃÃo ultravioleta do sol e contribuir para as propriedades viscoelÃsticas da pele. No entanto, essa temÃtica à pouco explorada nos livros didÃticos trazendo apenas definiÃÃes reduzidas sem explicitar suas funÃÃes, formaÃÃo e composiÃÃo molecular. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma descriÃÃo mais detalhada no que diz...

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Explicações, representações visuais sobre o ensino do ciclo da água nas salas de aula de ciências

A ideia desse trabalho à discutir um pouco o papel do professor de ciÃncias e sua aÃÃo medida para, no contexto interativo da sala de aula, ir construindo explicaÃÃes e, no caso especÃfico do tema das aulas sobre o ciclo d'Ãgua, mostrando como foi sendo utilizadas as representaÃÃes visuais.

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Construindo o conceito de tempo

O artigo relata a experiÃncia de uma professora de HistÃria que ao trabalhar o conceito de tempo o ampliou para o tempo arqueolÃgico e geolÃgico. A experiÃncia ocorreu com alunos da atual 6Â sÃrie no ano de 1999. A abordagem de ensino foi o construtivismo.

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Português e o estudo do meio: uma parceria com geografia

A experiÃncia relatada a seguir procurarà tratar de uma tentativa de interdisciplinaridade entre as Ãreas de PortuguÃs e Geografia. Nesta pesquisa PortuguÃs e Geografia agiram ao mesmo tempo com trocas de informaÃÃes se interpenetrando em seus campos de aÃÃo para que o aluno estabelecesse uma relaÃÃo de sentidos, sentidos esses, que forneceram saltos qualitativos para que ele entendesse o local onde vive. A experiÃncia ocorreu na atual 6 sÃrie no perÃodo noturno.

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Tecnologia do DNA Recombinante In silico: Clonagem de Insertos em Vetores de Expressão Utilizando o Programa Vector NTI Advance 11

Considerando a importÃncia do uso de ferramentas de bioinformÃtica no ensino e na prÃtica de biologia molecular, foi elaborada esta apostila com o propÃsito de guiar usuÃrios iniciantes e professores no ensino e na utilizaÃÃo do programa Vector NTI Advance 11 na tecnologia do DNA recombinante atravÃs da construÃÃo de molÃculas para expressÃo de proteÃnas recombinantes.

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